Regulamento Corrida Atlântica

* A CORRIDA ATLÂNTICA DE MELIDES é uma organização do Município de Grândola e vai decorrer a 11ª edição no dia 27 de julho de 2025, na costa atlântica do concelho de Grândola.
* A Corrida Atlântica de Melides, decorrerá num percurso com uma extensão aproximada de 10 km, todos eles percorridos em areia, com início e final na Praia de Melides.
* A prova destina-se a todos os indivíduos de qualquer nacionalidade, com idade igual ou superior a 16 anos, que cumpram as exigências do presente Regulamento.
* A Corrida Atlântica de Melides, será disputada individualmente e por Equipas, pontuando para efeitos de classificação da equipa, os 3 melhores atletas que concluam a prova.
* Os atletas devem apresentar uma adequada condição física, face às características do piso.
* Os atletas são responsáveis pelos danos materiais, morais ou de saúde, causados a si mesmos ou a terceiros.
* Os atletas não devem, em caso algum, abandonar pelos seus próprios meios a zona de Prova.
* Os atletas que por qualquer motivo tenham necessidade de desistir, deverão aguardar pelas viaturas de apoio que se mantêm no percurso, às quais deverão solicitar transporte para a zona de Meta.
* Todas as desistências têm obrigatoriamente de ser comunicadas a um elemento da organização, no posto de controlo, a algum condutor da viatura de apoio, ou na meta.
* Todos os Atletas estão cobertos por um Seguro de Acidentes Pessoais, de acordo com a Lei em vigor.
* Estará presente uma equipa médica ao longo de todo o percurso, e na praia de Melides na chegada à meta. Os serviços médicos estão autorizados a retirar da competição qualquer atleta que manifeste sinais de incapacidade física ou psicológica para continuar a corrida, ou necessidade de receber assistência médica vital.
* Estão disponíveis ambulâncias de apoio à prova, estando assegurado o transporte dos atletas por técnicos
especializados, desde a zona da corrida até às ambulâncias.
* A organização recomenda a utilização de roupa e calçado adequado, óculos de sol, chapéu e protetor solar. É igualmente recomendado por questões de segurança, a protecção do tronco com t-shirt ou top.
* O contacto da assistência médica da prova estará escrito no dorsal do atleta
Sábado – 26 de julho
ALDEIA DE MELIDES (local a designar)
* Secretariado: 15h00 – 19h00
Domingo – 27 de julho
PRAIA DE MELIDES:
* Secretariado: 7h30 – 8h30
* Recolha de volumes: 8h00 – 9h00
* Concentração dos Atletas: 9h15
* Início da Prova: 9h30
* Previsão de início de chegada dos primeiros Atletas, a partir das 10h10
* Entrega de Prémios a partir das 11h00, na meta
* Fecho da Prova: 12h00
* Não existe abastecimento ao longo do percurso, devendo o atleta levar desde a partida, todo o abastecimento líquido ou sólido que considerar ser necessário.
* O atleta não pode receber qualquer abastecimento, sólido ou líquido, durante os 10 km do percurso.
* Na chegada à meta, os atletas recebem um abastecimento de líquidos e sólidos
* Será efetuado registo de passagem manual e eletrónico ao longo do percurso.
* Com o objetivo de assegurar a verdade desportiva, o percurso terá outros postos de controlo que poderão não ser identificáveis pelos concorrentes, pelo que os dorsais devem estar sempre visíveis e colocados na frente do corpo, ao longo de toda a Prova.
* Será desclassificado o atleta que:
1. For visto por qualquer elemento da organização, a receber qualquer abastecimento ou qualquer outro tipo de materiais ou géneros, ao longo do percurso.
2. Sair da zona considerada “domínio público marítimo” (Praia), não podendo em caso algum subir a duna de separação ou duna primária.
3. Não cumpra o presente Regulamento.
4. Não cumpra as medidas de segurança indicadas pela organização.
5. Não conste em um ou mais registos dos postos de controlo.
6. Não complete a totalidade do percurso.
7. Não leve o dorsal na frente do corpo e bem visível.
8. Ignore as indicações transmitidas pela organização.
9. Demonstre uma conduta anti – desportiva.
10. Demonstre uma conduta poluidora, ao deixar ao longo do percurso e fora dos locais de recolha de lixo, invólucros ou outros resíduos provenientes de géis, barras e outros abastecimentos que transporte consigo.
11. Seja acompanhado por pessoas que não estejam em competição, em qualquer momento, no percurso da Prova.
12. Se faça acompanhar por animais
* Todos os atletas deverão adoptar uma conduta de respeito pela natureza, pela paisagem e pelo ambiente, transportando consigo até ao ponto de recolha de lixo mais próximo, todos os resíduos considerados lixo resultantes da sua participação na competição. A importância desta responsabilidade ambiental é agravada se considerarmos que se torna impossível à organização da Corrida Atlântica recolher todo o lixo abandonado pelos atletas, em resultado da mudança da maré ao longo da manhã.
* Esta prova decorre dentro da área classificada “Rede Natura 2000”, devendo todos os participantes respeitar e preservar a flora e a fauna ao longo de todo o percurso, não deixando lixo ou outros vestígios durante a sua passagem.
* Ao inscrever-se, o atleta consente à organização a utilização de imagens suas, recolhidas durante as diversas fases da prova, para efeitos de promoção e divulgação do evento, nesta edição e em ediçõesfuturas, nos canais de comunicação do Município de Grândola (sitio web, redes sociais e publicações municipais) através de vários formatos, entre os quais, vídeo e fotografia.
* A formalização da inscrição autoriza igualmente a divulgação nas diversas fases de organização do evento, dos dados pessoais dos atletas constantes na inscrição, junto da comunicação social ou através da internet, para efeitos de divulgação de listas oficiais de atletas inscritos, resultados, ou em outra situação relacionada com a divulgação de informações relativas à competição.
* As inscrições estão disponíveis até ao final do dia 14 de julho 2025, em www.ultramelidestroia.pt
* Ao inscrever-se, o atleta assume a aceitação de todas as normas constantes no presente Regulamento e terá de proceder ao pagamento da inscrição dentro dos prazos definidos.
* A inscrição é individual e intransmissível e só é válida após efetuado o pagamento.
* A veracidade dos dados fornecidos é da responsabilidade do atleta, inclusive para efeitos de ativação do Seguro.
* Custo da Inscrição:
Até 19 maio: 10€
De 20 maio a 30 junho: 15€
De 1 a 7 julho: 20€
De 8 a 14 julho: 25€
* Não serão aceites quaisquer pedidos de alteração aos dados fornecidos no formulário de inscrição, após o dia 14 de julho, data em que termina o período de inscrições na Corrida Atlântica de Melides 2025.
* Não há devolução do valor da inscrição, excepto em caso de adiamento ou cancelamento do evento pormotivo imprevisto e alheio à organização.
* A CORRIDA ATLÂNTICA, terá os seguintes Escalões Etários, sendo considerada a idade dos atletas no dia da Prova:
. Sénior Feminino 16 – 34 anos
. Veterano I Feminino 35 – 39 anos
. Veterano II Feminino 40 – 44 anos
. Veterano III Feminino 45 – 49 anos
. Veterano IV Feminino 50 – 54 anos
. Veterano V Feminino 55 – 59 anos
. Veteranos VI Feminino 60 – 64 anos
. Veterano VII Feminino 65 anos e mais
. Sénior Masculino 16 – 34 anos
. Veterano I Masculino 35 – 39 anos
. Veterano II Masculino 40 – 44 anos
. Veterano III Masculino 45 – 49 anos
. Veterano IV Masculino 50 – 54 anos
. Veterano V Masculino 55 – 59 anos
. Veterano VI Masculino 60 – 64 anos
. Veterano VII Masculino 65 anos e mais
* Prémio monetário e troféu, para os 3 primeiros atletas masculinos e femininos da geral:
1º – 200 €
2º – 150€
3º – 100€
* Inscrição grátis na edição seguinte da Corrida Atlântica para o 1º classificado da geral masculina e da geral feminina.
* Troféu para os 3 primeiros classificados masculinos e femininos de cada Escalão.
* Troféu para as 5 primeiras equipas.
* Camisola Técnica alusiva à Prova.
* Medalha Finisher
* Outras lembranças a definir.
* Os atletas deverão estar munidos de documento de identificação, bem como bilhete ou convite na prova, para apresentação no secretariado.
* Será permitido o levantamento de dorsais de clubes ou equipas, mediante a apresentação do bilhete ou convite, de cada um dos atletas.
* A organização não se responsabiliza pelo eventual desaparecimento de materiais, deixados pelos atletas ao longo do percurso.
* No dia 27 de julho prevê-se baixa-mar às 10h54 com 0,8 m no Porto de Sines.
* Qualquer alteração ao presente regulamento, será comunicada a todos os atletas inscritos, através de e-mail e nas redes sociais do evento.
* Os casos omissos deste Regulamento serão da inteira responsabilidade da organização.